Quem tem cabelos cacheados pode clareá-los? Sim, você pode ser cacheada loira. Você pode tingir da cor que desejar, desde que os cabelos estejam saudáveis.
Os fios encaracolados são mais frágeis que os lisos, por conta do formato, que dificulta a distribuição da oleosidade natural.
Cabelos cacheados e crespos tem tendência ao ressecamento. Com a química da tintura o problema pode piorar, mas isso não impede você de transformar a cor do seu cabelo. Basta caprichar na rotina de cuidados antes e depois do procedimento.
1. Faça hidratação uma vez por semana (pelo menos)
Se tiver tintura, mechas ou qualquer outra química, essa necessidade aumenta ainda mais.
Invista em um creme de tratamento de qualidade e hidrate as mechas de uma a duas vezes por semana, dependendo da necessidade dos seus cabelos.
2. Aposte na reconstrução dos fios
Como a descoloração ou com a coloração, as cutículas se abrem. Isso acontece para que a química entre e altere o pigmento do fio.
No entanto, muitas vezes, nesse processo, algumas não se fecham completamente e acabam deixando escapar alguns nutrientes, deixando os fios com fissuras e porosidades.
Por isso, depois de cada procedimento químico, é fundamental que as cacheadas loiras façam uma reconstrução no salão. Esse tipo de tratamento, feito com produtos ricos em queratina, principal componente da massa capilar, ajuda o fio a se recuperar e a se fortalecer.
3. Utilize filtro solar capilar com frequência
Ele é indispensável para todos, mas, principalmente, para as cacheadas loiras. Os raios solares penetram na fibra e, com o tempo, alteram a pigmentação, “queimando” os cabelos. Por isso, sem proteção, a coloração desbota mais rápido.
Para as cacheadas loiras o ideal é escolher um bom e aplicar diariamente, sem preguiça. Dias nublados não são desculpa para deixar de passar, já que os raios solares estão lá, de qualquer maneira.
4. Mantenha os cuidados com o calor
O secador, a chapinha e o modelador de cachos colocam os fios em contato direto com uma temperatura muito alta, que podem danificar a fibra capilar e tornar os cabelos frágeis e quebradiços. Por isso, se possível, evite o uso.
Se, mesmo assim, for adepta dessas ferramentas, nunca abra mão dos protetores termo ativados. Esses produtos criam uma película que envolve o fio e o protege do calor. Além disso, a maior parte das fórmulas é composta para usar essa temperatura alta para dar brilho. Vale a pena.
5. Use sempre produtos específicos
Confia! Esse hábito faz diferença para as cacheadas loiras.
Shampoos e condicionadores para cabelos cacheados ajudam a promover a hidratação, a dar balanço e movimento e a definir os cachos. Como o fio fica forte e saudável, isso também prolonga a duração da cor.
6. Água morna… quase fria
Se você é adepta da água quente, quase fervendo, no chuveiro, prepare-se para mudar de hábitos.
A água em alta temperatura abre as cutículas e ainda promove a produção excessiva de oleosidade nas glândulas sebáceas, o que desregula o funcionamento saudável e pode até causar caspa, além de enfraquecer o cabelo, especialmente o pintado.
A água morna ajuda a fechar as cutículas, mantendo os fios brilhantes e macios.
Gostou das dicas? Então, segue a gente no Instagram para mais.